Naturismo

A palavra naturismo provém do francês naturisme, que é a doutrina filosófica que se baseia num modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo, que tem por intenção favorecer o autorrespeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente.

Difundido a partir do período de entreguerras em alguns países da Europa, especialmente Alemanha, França e Países Baixos, o naturismo chegou ao mundo ocidental e se notabilizou pela sua prática mais marcante: o nudismo. Em vários países foram oficializadas algumas praias para a prática do nudismo, existindo ainda parques de campismo, piscinas e outros locais de acesso condicionado onde se pratica a nudez social; a prática acontece de forma livre em muitas praias de forma mais ou menos generalizada e aceite, em particular em zonas mais afastadas dos restantes banhistas.

A resposta dos naturistas está no conceito de "aceitação do corpo", ou seja, na descoberta de que o corpo humano é um todo não havendo partes honrosas e partes indecorosas. Os naturistas, ao conviverem com a nudez do próximo não são chocados nem agredidos pelo corpo e sentem que o respeito é possível mesmo sem artifícios. Entrando em contato com a própria essência e deixando para trás o que é acessório. Para os naturistas somos todos iguais, apesar das diferenças.

  • Em vários países pelo mundo, O Naturismo é chamado de Nudismo.
  • Em muitos países pelo mundo as Praias Nudistas são as mais procuradas.
  • Embora os princípios da ética naturista sejam praticamente universais existem diferenças, a nível de cada país, nas regras definidas pelas Federações nacionais. Saiba mais aqui sobre as Normas Éticas do Naturismo no Brasil..
Mundo Placeholder
Mundo