Naturismo: que mistério ronda este estilo de vida?

Naturismo: que mistério ronda este estilo de vida?

Foto-1-somdepapo

Por Paula Silveira 

O naturismo é um estilo de vida baseado em três pilares: nudez social sem conotação sexual, respeito a si e ao outro, cuidado com o meio ambiente.

Foto-2-somdepapo

Foto: Paula Silveira e Drica 

Respeito a si e ao outro, sem discriminação, é a base de uma sociedade. O naturista tem o cuidado com o meio ambiente, atualmente é muito difundido, apesar que no passado isto não era assunto nos bancos escolares, portanto neste século podemos dizer que todos são convidados e por que não, convocados, a cuidar um pouco do planeta?

Foto-3-somdepapo

Foto: Drica e Limpa Brasil

O que torna o naturismo tão específico? Qual o mistério?

A grande diferença está na nudez social, sem conotação sexual.

Isto é possível? Sim, por mais espantoso e que cause curiosidade, existe uma comunidade que só sente necessidade de usar roupas quando o tempo esfria ou quando está num lugar que seu corpo precise de proteção.

Foto-4-somdepapo

Foto:Drica, Paula, Celso e Luiz Ricardo 

A nudez social é algo natural, algo inato, algo que não precisa ser escondido. A nudez social vivida traz a sensação de pertencimento a este mundo. Não sou eu e o meio ambiente, não sou eu e o outro. Somos nós.

Todos: o outro, o meio ambiente e eu, sem camadas de proteção, nos tornamos um sistema de vida.

Somos nós na essência, no cuidado, no respeito. Somos nós no viver!

Somos nós na energia que envolve o mundo, que envolve a simplicidade, que envolve o bem-estar coletivo.

Somos nós num banho de cachoeira, numa festa temática, numa gincana; somos nós numa dança, somos nós a observar o canto dos pássaros, a luz do sol, numa roda de conversa, a ler um livro.

Somos nós a pensar em estarmos juntos porque gostamos de conversar e dividir a sobremesa farta, preparada com atenção e cuidado para aquele momento. Somos nós a esperar ansiosos para rever os amigos que, não importa a profissão, a conta bancária, o endereço, estão ali pelo simples fato de acreditar que a roupa não faz a menor diferença para nos definir.

Naturismo, venha conhecer e desvendar o mistério deste nosso estilo de vida.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar os nossos professores, naturistas e não naturistas, que se dedicam todos os dias a oportunizar experiências para formar um mundo melhor!

Autoria: Drica Parreira

@fbrn_oficial

@spnatnaturismosp

Foto Capa – Drica e Nadja

Fonte: site somdepapo.com.br

Portal Som de Papo: Colunista Paula Duarte Silveira 15/10/2025